Sociedades Científicas – catalizadoras de grandes conferências

A ciência é representada em todo o mundo por uma malha complexa de várias entidades públicas e privadas promotoras do ensinamento científico.  Apesar desta complexidade e diferenças conceptuais existem entidades com um papel integrador na sociedade civil, as Associações ou Sociedades Científicas. Estas promovem ensinamentos e atividades que estimulam o gosto pela ciência, sendo essenciais na partilha, empatia, unificação e seriedade. Estas qualidades funcionam como um agregador poderoso de profissionais dos mais diferentes meios (escolas, academia, investigação, industria, media, política, etc) que acabam por dinamizar e/ou se envolver ativamente nas suas organizações.

O papel destas entidades é muito importante em todos os países criando laços científicos com congéneres de outros países e/ou afiliando-se com entidades ibéricas, europeias, intercontinentais, mundiais, etc

Em todas as áreas científicas é possível assistir a este dinamismo na organização de eventos da especialidade – onde partilham conhecimentos, ideias, contactos e estabelecendo parcerias entre os diferentes intervenientes.

É raro o congresso científico organizado por uma Universidade, Hotel ou Centro de Congressos que não tenha o selo institucional, de pelo menos, uma Associação ou Sociedade Científica da especialidade, sendo por isso imprescindível a colaboração das Associações e Sociedades Científicas na organização e/ou divulgação.