Eventos sustentáveis




Estamos a passar por tempos difíceis, num reinado de incerteza e apreensão - privados da realização de eventos presenciais - mas acreditamos que em breve voltaremos a uma realidade de maior proximidade. Quando chegar a altura estaremos mais preparados para a organização de eventos com menor impacto ambiental e social - os eventos sustentáveis.

O que entendemos como um evento sustentável?

Os eventos podem gerar algum impacto no meio ambiente, sobrecarregando os recursos naturais, através do desperdício de recursos: energéticos, logísticos e alimentares.

Poderá diferenciar o seu evento com a utilização de soluções mais ecológicas e incentivar a economia circular. Tornando-a numa missão compartilhada entre todos os intervenientes, e abrindo caminho a um futuro melhor, com um impacto social, económico e ambiental mais sustentável. 

Deixamos algumas dicas que o poderão sensibilizar a organizar um evento sustentável. 

1 - Materiais 

Na maioria da vezes utilizamos materiais que não reutilizamos, como é o caso do material impresso (programas, badges, diplomas, livro de comunicações, sinalização, decoração, mobiliário etc) - a grande maioria não pode ser reutilizado. 

Deixamos-lhe algumas dicas para reutilizar/reciclar estes materiais, tornando o seu evento mais sustentável.
  • Programa em papel - pode ser substituída pelo um site ou app - onde esteja disponível para consulta, juntamente com toda a informação do evento;
  • Livro de comunicações - disponibilizar em formato digital no site ou app própria;
  • Sinalética - pode questionar o local do evento se faz repositório da sinalética - e quem sabe criar pressão para que se torne uma prática comum;
  • Publicidade - incentive os patrocinadores a disponibilizar as suas brochuras em formato digital ou apenas nos seus stands;
  • Mobiliário - pode alugar caso exista essa alternativa;
  • Consumíveis - crie condições para que os participantes tenham à disposição material reutilizável. 

2- Alimentação

Se vai disponibilizar recepção de boas vindas, coffee break, almoços, jantar, etc seja sensível ao desperdício alimentar. Pode evitar este problema sério optando por: 
  • Monitorizar o número de participantes;
  • Calcular atempadamente a distribuição dos participantes nas diversas iniciativas do seu evento;
  • Comprar alimentos que se encontrem na proximidade da conferência;
  • Comprar comida e bebida que sejam servidos a granel (evitando o uso de materiais descartáveis);
  • Disponibilizar pratos, talheres, copos e outros recipientes de vidro, porcelana e/ou metal;
  • Disponibilizar guardanapos, toalhas de pano.;

3 - Água

Ofereça aos participantes garrafas de água reutilizáveis e distribua pelo local do evento fontes ou bebedouros potáveis para que estes possam reabastecer. Em alternativa incentive a trazerem garrafas recarregáveis para o evento.

4 - Local e parceiros

É fundamental escolher um local e parceiros que partilhem as mesmas preocupações - assim trabalhará em sintonia e garantirá coerência ambiental.

É importante alertar os fornecedores quais as práticas que o evento pretende adotar.

5 - Tecnologia

Organizar um evento sustentável é reavaliar todas as formas mais eficientes e económicas de gestão e comunicação. A tecnologia é sem dúvida um grande aliado num evento desta natureza.

Soluções como o Sci-Meet permitem comunicar o seu evento de forma sustentável e eficiente. Implementamos processos automatizados - que lhe poupam muito tempo -, disponibilizamos aos participantes documentos digitais (certificados e faturas) e o programa científico/social em formato digital - diminuindo a dependência de papel.

Pode experimentar o nosso software gratuitamente e tornar o seu próximo evento mais sustentável!

Comentários

Mensagens populares