Encontros Gratuitos ou Pagos

A maioria dos encontros científicos presenciais são gratuitos mas nem sempre é possível garantir essa gratuitidade.

O mote de qualquer conferência é a divulgação científica. Quantas mais pessoas alcançadas melhor. No entanto, nem sempre a gratuitidade garante maior adesão – não legitimando um compromisso e até incentivando inscrições menos ponderadas. Pelo contrário, uma conferência paga, garante uma maior ponderação e vínculo – mesmo quando as tarifas são simbólicas.

Numa época em que se banalizaram as conferências digitais, cai-se na tentação de se organizarem conferências gratuitas. Esta decisão pode criar alguns problemas logísticos, se não forem devidamente acauteladas algumas questões:

  • A começar por um registo obrigatório, que majore o número de participantes, permitindo a preparação para uma adesão máxima e adequar as plataformas electrónicas a essa audiência;
  • Outro erro frequente a ter em conta é confundir-se reunião com conferência. Numa reunião todos os participantes acedem e podem interagir – mesmo com regras – mas se não for esse o objectivo deverá procurar uma solução webinar ou streaming;
  • O custo das plataformas digitais. Se tiver uma conferência para 100 pessoas terá um custo diferente de 500 ou 1000;

Quem pretende assistir a uma conferência quer acima de tudo envolvimento e aquisição de conhecimento. Os organizadores devem apostar na diferenciação – eventos que tragam algo novo para o desenvolvimento/conhecimento científico – garantindo que possam chegar à maior audiência possível.

Saiba como o Sci-Meet poderá ajudar no seu próximo encontro.