Re-agendar, Reorganizar, Retomar – 3R

O Mundo ficou em suspenso com a emergência sanitária provocada pelo SARS-CoV-2, poucas foram as conferências científicas agendadas para 2020 que efectivamente se concretizaram ou se irão realizar. Grande maioria das iniciativas foram adiadas para 2021 e 2022.

Alguns organizadores encontraram soluções tecnológicas para promoverem a sua ciência através de webinars e/ou soluções presenciais mais reduzidas – respeitando as regras sanitárias – contudo, a adesão do meio científico tem sido muito tímida. Se por um lado existe apreensão e cepticismo com as reuniões presenciais, também existe pouco à vontade – e/ou falta de contacto pessoal – nas soluções digitais. Apesar desta situação potenciar o uso de tecnologia, a realidade demonstra que as conferências científicas são uma simbiose entre os estímulos pessoais, conhecimento e cultura. Infelizmente nenhuma plataforma digital substitui este intercâmbio.

O processo de vacinação estará a poucos meses – sendo expectável uma redução de casos de COVID-19 com o aumento da imunização – permitindo melhores níveis de confiança, para assim agitar a promoção de conferências científicas em 2021!

No outono e inverno recomeçará um novo ciclo de agendamentos de conferências, com vista à retoma da normalidade em 2021. Serão feitos novos planos, novos contactos e novos agendamentos. 

Poderá contar com a ajuda do Sci-Meet para promover a sua ciência!