Aceitação de resumos em série? É possível? Em que contexto?

A essência de um evento cientifico é a partilha do conhecimento. Partilha esta que é feita através das diferentes comunicações que o compõem. Em termos logísticos, isto implica a recepção das comunicações dos participantes e sua validação. Habitualmente as comunicações são agrupadas em Orais e Poster (havendo muitas mais formas).

Em congressos pequenos, até 250 participantes, normalmente não se recorre à atribuição das comunicações por diferentes revisores, cabendo à comissão organizadora e científica a gestão do processo de seleção. Após decisão opta-se por rejeitar, permutar e aceitar as comunicações individualmente. Finalmente, na posse desta decisão, o participante confirmará a sua participação no congresso.

Habitualmente a aceitação de resumos é um processo moroso, de apreciação e validação manual. No entanto, é possível optimizar esse processo de validação final para que, com um clique, seja possível aceitar centenas de resumos.

Estimamos que cada comunicação consome cerca 5-10 minutos no processo apreciação e revisão, fazendo com que, num congresso com 100 resumos, se consumam entre 8 a 16 horas. A validação em série permite poupar cerca de 3 horas nesse processo final.

Mesmo em congressos maiores, com processo de revisão mais avançado - com revisores, o processo de confirmação final, de aceitação ou recusa é habitualmente manual. Também aqui a validação em série, representa um recurso muito valioso na redução dos recursos e tempo despendidos.

Atualmente, não existem muitos softwares que façam a validação das comunicações em série pelo que, com base na nossa experiência na organização de eventos científicos, esta foi uma das componentes que considerámos essencial quando desenvolvemos o Sci-meet.

Mais informações em www.sci-meet.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caminhada, a chave para uma boa gestão de eventos

Resiliência & Evolução

Erros mais comuns na organização de conferências / Most common mistakes in organizing conferences